ECOMMERCE BRASIL

D2C – Direct to Consumer

Do Fabricante ao Consumidor: Estratégias Eficientes de D2C para Indústrias no Varejo
PRÓXIMA TURMA:
17 de junho
Segunda, Quarta

Acreditação internacional

Nosso curso possui reconhecimento global, certificado pela ASIC (Accreditation Service for International Schools, Colleges and Universities)

Professores especialistas

O conteúdo é aplicado por um corpo docente de profissionais atuantes no mercado, altamente qualificados e experientes nos temas abordados no programa.

Formato de aula

As aulas são ministradas em ambiente interativo, na modalidade online ao vivo, transmitidas pela plataforma Go Brunch.

Cursos de Extensão

Cursos de curta duração, que abordam diversos temas, desde áreas técnicas e científicas até questões mais abrangentes, com certificação do E-Commerce Brasil.

+75%

As vendas do e-commerce brasileiro cresceram 75% em 2021

+62%

Mais de 62% de todas as compras em lojas físicas começam online

+83%

83% dos internautas buscam informações online antes de fazer uma compra

+47%

47% dos consumidores online fizeram sua primeira compra em 2021

SATISFAÇÃO

96%

é o grau de satisfação dos alunos da ESECOM - Escola Superior de E-commerce

FAÇA O DOWNLOAD DO PROSPECTO DO CURSO:

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CONHEÇA O CURSO

D2C – Direct to Consumer

APRESENTAÇÃO

D2C – Direct to Consumer caracteriza todos os modelos de negócio de empresas que ofertam produtos diretamente para o consumidor, sem a necessidade da intermediação de atacadistas, varejistas ou até mesmo uso de lojas físicas.

A estratégia de D2C permite o desenvolvimento de novas fontes de receita para os negócios, pois ao eliminar intermediários, as marcas também podem reduzir custos de distribuição e obter mais controle sobre a margem de lucro. O D2C tem muitas vantagens, como preços competitivos sendo um grande benfeitor para os consumidores, assim como o contato direto com eles, para entendê-los melhor e poder experimentar livremente novos lançamentos de produtos, testá-los em um determinado segmento e obter seu feedback.

Mas adotar o D2C não é fácil. Em outras palavras, tornar-se D2C significa que o fabricante assume as obrigações por tudo que for relacionado ao varejo, além das responsabilidades originais de fabricação e atendimento. Mesmo as empresas com grande experiência no mercado precisam se preparar para possíveis obstáculos, sendo o primeiro deles a concorrência com os varejistas.

Outro entrave para o sucesso inicial desse modelo de negócio é organizar o estoque e a logística dos pedidos feitos tanto pelo varejo quanto pelos consumidores finais. Por fim, é preciso lembrar que a ação em um novo canal de vendas também significa alterações nas ações de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Pensando nisso, a ESECOM desenvolveu o curso de D2C – Direct to Consumer, que objetiva apresentar as estratégias específicas de atuação das indústrias direto no varejo, para que elas sejam ouvidas e notadas pelo seu mercado-alvo, além de tornar esse setor, o D2C, bem sucedido e mantê-lo sempre funcional e lucrativo.

A QUEM SE DESTINA:

  • Empreendedores que desejam aplicar as melhores práticas de vendas diretas ao consumidor, assim como desenvolver, junto a sua equipe, estratégias eficientes de marketing e vendas que atendam às necessidades dos clientes, aumentando assim as chances de sucesso do negócio.
  • Gestores que já atuam direta ou indiretamente na área de D2C, que necessitam aprimorar suas habilidades de gerenciamento de estoque, logística, atendimento ao cliente, uso de ferramentas, dentre outras atividades, além de adquirir conhecimentos sobre as tendências de mercado.
  • Profissionais de Marketing/ Comercial que gostariam de aprofundar seus conhecimentos em D2C, a fim de criar estratégias de comunicação eficientes com o público-alvo, além de entenderem melhor as métricas de desempenho das campanhas de marketing voltadas a este setor.
  • Interessados em geral, que visam atuar no segmento de D2C.



Carga horária: 21 horas-aula.


EMENTA

1-CONTEXTUALIZAÇÃO E MODELOS OPERACIONAIS

  • História: Revoluções da indústria; Evolução da cadeia logística; Transformações do varejo; Apresentação dos produtos; Vidas digitalizadas; Consumo atual.
  • Dilema: Reconfiguração dos papéis; Intermediação repensada; Interação direta; Experiência otimizada; Ecossistemas complexos.
  • Oportunidade: Representatividade; Behaviorismo; Previsibilidade; Conectividade; Valor da marca;
  • Desafio: Estratégias enraizadas; Conflito de canal; Cultura cristalizada; Capacidade organizacional.
  • Alternativas: Loja própria; Loja oficial; Aplicativo autoral; Televenda; Social Selling; Corner Shop; B2B2C; D2B

2-PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

  • Branding e modelo de negócios: Modelo de negócios digitais; A marca como farol; Branding digital; Plano tático-operacional.
  • Perfil de clientes e mix de produtos: Estudo de público; Oferta core e oferta ampliada; Definição de categorias chave; Prateleira infinita; Gestão de produtos de terceiros; Kits e oferta conjunta.
  • Precificação: Estratégia de preços; Precificação dinâmica; A questão do frete grátis; Preços integrados entre canais.
  • Gestão de canais e conflitos: A visão de integração de canais/cadeia; Ações de integração de canais/cadeia; Matriz de conflitos.
  • Cultura: A cultura como pilar de sustentação; Change Management (visão digital); Desenho de estratégia de Change Management ; Desdobramento em liderança e times.

3-ONGOING E OPERACIONALIZAÇÃO

  • Direct to Consumer e diferentes formatos exploração: Overview dos formatos; Marketplace próprio e de terceiro; E-commerce próprio; Social Selling e televendas
  • Arquitetura Sistêmica Portadoras: Soluções tecnológicas; ERP e CRM; Middleware; Plataforma e-commerce; Marketplace e hubs; Acquirente e antifraude; WMS e TMS
  • Arquitetura Operacional: Organograma; Atividades por área; Opção operacional, full commerce; Cuidados financeiros e fiscais.
  • Malha Logística: Transportadoras; Cross Docking; Dropshipping; Logística reversa.
  • Gerenciamento de problemas: Organização do atendimento; Pilares estratégicos; Cadeia de valor.

4-ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO E GESTÃO OPERACIONAL

  • Direct to Consumer e estratégias de CRM, “GROWTH CRM DATA” : Overview dos modelos de “GROWHT CRM DATA”; A estratégia e modelos de dados; Pilares estruturais para performance; “SOCIAL SELLING ON CRM DATA”; Construção de métricas e objetivos estratégicos; QUICK WINS; Operação e aplicação em ferramentas.
  • INBOUND e OUTBOUND, com foco em objetivos de negócios (Métricas, KPIs e OKRs): INBOUND – canais e conteúdos; OUTBOUND – canais e estratégias; Pilares da estratégia de “GROWTH CRM DATA” “
  • Modelos de dados com foco em negócios: Estratégia de dados; Mapa de dados; Fluxo de dados; Estrutura de modelos para objetivos de negócios.
  • Dados, Tecnologia, Infraestrutura e Pessoas: Ferramentas necessárias; Tecnologias de hardware e infraestrutura; Pessoas e suas competências; Modelos e estatísticas necessárias
  • Algoritmos e modelos de dados para QUICK WINS de vendas: Modelos estatísticos; Análise de dados e geração de insight; Inteligência artificial para vendas.

Faça o download do prospecto (em PDF), para conhecer os detalhes do programa e mais informações do curso.

OBJETIVO

Ao término do módulo, o aluno deverá ter adquirido os seguintes conhecimentos:

  • Determinar qual a proposição de valor da sua empresa no D2C;
  • Avaliar o que de fato sua empresa pretende obter como resultado, ao adotar o D2C;
  • Estabelecer métricas e metas que vão ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos;
  • Investir em novas tecnologias e automação, que podem auxiliar a pavimentar a estratégia D2C;
  • Entender e superar os desafios que a sua empresa enfrentará no D2C, como:
    • Equilibrar oferta, demanda e capacidade de produção;
    • Adaptar ciclos produtivos mais curtos e/ou mais eficientes;
    • Desenvolver novos produtos, novas embalagens e novas oportunidades de vendas;
    • Disponibilizar e gerenciar catálogos completos para o cliente final;
    • Ajustar a operação para o D2C: separar, conferir, faturar e despachar um número maior de pedidos de consumidores (que podem ter apenas um item cada), além de implementar a logística integrada e fulfillment;
    • Aprender novas competências relacionadas ao Marketing Digital, Mídias Sociais e indicadores de performance;
    • Focar na jornada de compra do consumidor final e incorporar os recursos necessários para que sua experiência seja plenamente satisfatória;
    • Adequar a cultura da empresa para D2C.


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A ESECOM é fruto da parceria entre o E-Commerce Brasil, maior projeto nacional de fomento ao e-commerce, e a Live University, uma das mais renomadas instituições de ensino corporativo do mercado.

Todos os cursos de educação continuada da Escola Superior de E-Commerce, são certificados pela ASIC (Accreditation Service for International Schools, Colleges and Universities) – Instituição com sede em Stockton-on-Tees, na Inglaterra. A acreditação da ASIC é um padrão de reconhecimento internacional, que garante aos alunos a excelência da Escola em relação aos recursos, infraestrutura, metodologia, filosofia e ética.

DATA E HORÁRIO

PRÓXIMA TURMA: 17/06/2024
segundas e quartas,
das 19h15 às 22h30.

Inscrições abertas!

FORMATO DE AULA

As nossas aulas são em ambiente ONLINE AO VIVO, ministradas em plataforma própria de EAD, com interação professor-alunos em tempo real e usando a exclusiva metodologia Lexys.

PROCESSO SELETIVO

O curso de extensão está apto para todo profissional, que possua um curso superior concluído de preferência, sem necessidade de realizar o processo seletivo, exigido para ingressar no MBA Executivo em E-Commerce.

INVESTIMENTO

Valor do curso:
06 (seis) parcelas de R$ 583,34 

Formas de Pagamento:
Boleto ou Cartão de Crédito.

TENHO INTERESSEAVISE-ME DO PRÓXIMO

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O sistema de aviso das próximas turmas é automático e NÃO gera nenhuma cobrança ou compromisso.

PROFESSORES

Todos os nossos professores são profissionais de referência do mercado, que seguem a nossa metodologia acadêmica: interação total com os alunos, aplicação prática dos conteúdos e entregáveis na maioria das aulas. 

Conheça alguns dos professores deste curso:

Adriana Ortiz
Head e Mentora
DRIVEN.cx
Alexandre Marquesi
Head Of Data Intelligence
DRIVEN.cx
Fabrizzio Topper
Founder
DRIVEN.cx
Patricia Cotti
Head e Mentora
DRIVEN.CX

Conselho técnico
a conexão com o mercado

O Conselho Técnico da Escola Superior de E-commerce é formado por 20 executivos, líderes de algumas das principais operações de e-commerce do país. O Conselho foi criado com o propósito de conectar as atividades acadêmicas com as reais necessidades do mercado, interagir com os alunos por intermédio do programa de mentorias e aprovar o conteúdo programático dos MBAs e cursos de capacitação.
Daniel Nepomuceno
Diretor de E-commerce
Tenda Atacado
Eduardo S. B. de Souza
Digital & Growth Director
Vivara
Ana Blanco
Vice Presidente
DHL
Ana Helena Szasz Barone
Diretora EB2B
Alpargatas S.A.
Beth Furtado
Marketing expert and Board Advisor
Marketing Decode
Carlos Alves
Diretor Executivo CPO, CTO e CDO
Midway e Riachuelo
Christopher Neiverth
Founder & CEO
Allomni
Eduardo Balbão R. Oliveira
Founder & COO
Westwing Brasil
Debora Capobianco
Marketing Director Latam
FARFETCH
Érica Caseiro Pisapia
Gerente Sr Operação Logística
InfoPrice
Gabriel Villa
Business Designer
Claro Brasil
Gerson Ribeiro
Co-Founder and Executive Director
Vitrio
Leandro Alves
Consultor de Varejo Digital
Leandro Alves Negócios Digitias
Leandro Leite Soares
Marketplace Executive Director
Magalu
Rodrigo Maruxo
Consultor
Maruxo Consultoria
Rodrigo Nasser
Founding Partner
ITU Partners e Aster Capital
Rogério Salume
Founder & Chairman
Wine.com.br
Stelleo Tolda
Advisor
Mercado Livre
Tiziano Giordano Pravato F
CEO
Leveros
Vanda Dias
Co-Founder
Avenida CX

Diretoria Acadêmica

Alex Leite
Diretor Corporate
Live University
Ângelo Vicente
Co-founder e Diretor Acadêmico
ESECOM
Jean Makdissi
Co-founder e Diretor Acadêmico
ESECOM
Tiago Baeta
Founder
E-commerce Brasil e ESECOM
Silvia Barbosa
Aluna da 1ª turma do MBA em E-Commerce

“Sou formada em propaganda e publicidade e gerencio o E-Commerce da Lojinha da Joelma (cantora do Calypso). Com mais de 13 anos de experiência em E-Commerce, já realizei vários cursos, mas posso afirmar com propriedade que o MBA em E-commerce elevou o meu patamar profissional.”

Eduarda Maltoni
Aluna da 2ª turma do MBA de E-Commerce

“O MBA nos faz conhecer e atuar na prática, o que é ainda mais motivador e desafiador. Me sinto mais adequada para ajudar a estruturar a empresa, pois, os temas abordados até agora me fizeram repensar meu modelo de trabalho e de gestão.”

Danilo Grava
Aluno da 1ª turma do MBA em E-Commerce

“Professores excelentes, principalmente sobre os temas que não domino e, na minha área de atuação, eu tive 3 professores (Moulin, Gerson e Linhares) que me fizeram olhar de outra forma e abriram minha cabeça para pensar sempre diferente. Incrível meu crescimento profissional!”

Maike Minzoni
Aluno da 2ª turma do MBA de E-Commerce

“O MBA traz um ótimo balanço da visão estratégica e do ecossistema de um E-Commerce, aliado à execução do dia a dia das organizações. Sempre atualizando sobre novas tecnologias, metodologias e aplicações reais.”

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