MBA em E-Commerce

GESTÃO COMPLETA E COM ALTA PERFORMANCE DE UMA OPERAÇÃO DE E-COMMERCE
PRÓXIMA TURMA:
19/04/2021
Segunda, Quarta

Carga horária superior

Nosso MBA possui 420 horas de carga horária, superando os 360 horas padrão do Brasil, recomendado pelo MEC.

Entregáveis por aula

Em cada aula o professor fornece algum documento prático que o aluno já pode utilizar como guia no dia seguinte.

Projeto Shift

O projeto de conclusão de curso (Shift), precisa ser realizado em ambiente real de mercado, e com apoio do conselho técnico da Escola.

Formato de aula

A aula do nosso MBA está sendo ministrada em ambiente interativo, online e ao vivo, pela plataforma Go Brunch.

O PERFIL DOS ALUNOS DESSE CURSO:

59%

Dos alunos são gestores ou C-Level

67%

Já atuam no mercado há mais de 5 anos

100%

Possuem formação superior

31

31 anos é a média de idade dos alunos do nosso MBA

SATISFAÇÃO

92%

É o grau de satisfação dos alunos desse curso

FAÇA O DOWNLOAD DO PROSPECTO DO CURSO:

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ENTENDA O CURSO

MBA em E-Commerce


GRADE CURRICULAR

A grade curricular é composta por 10 módulos, com duração total de
18 meses, ou 420 horas:

E-Commerce Foundations

  • A cadeia e o funcionamento do E-Commerce de ponta a ponta;
  • Pirâmide de gestão do E-Commerce;
  • Finanças;
  • Markerting;
  • Estratégia Comercial;
  • Operação;
  • Tecnologias.

Phygital Marketing

  • A Jornada de Compra Phygital;
  • Plano de Comunicação Integrado;
  • Planejamento & Criação & Midia;
  • Awareness, Consideração & Conversão;
  • Canais de Mídia e Marketing (Phigital);
  • Google – Organico (SEO) & Pago, Branding & Performance;
  • Facebook & Instagram – Conteúdo, Branding & Performance;
  • Redes Socias – Branding & Social Sellling;
  • Live Commerce;
  • Métricas & Analytics – Os prin cipais KPI’s de Marketing;
  • CRM & E-mail Marketing.

Customer Experience

  • Check-List de Customer Experience;
  • Jornada de compra do Consumidor;
  • Mapeando e tratando os Principais Touchpoints & Painpoints;
  • Customer Centricity – Como fidelizar clientes e aumentar os lucros;
  • Construção de Personas & Clusterização da Audiência;
  • Customer Success (B2B);
  • User Experience (UX) e User Interface (UI) – melhor experiência como diferencial competitivo;
  • Descobrindo o seu cliente e explorando o seu dia a dia;
  • Design Thinking – Template de Brainstorm & Sketch.

Tecnologias & Business Analytics

  • Definindo as Plataformas (Proprietária, Aluguel, On Premise)
  • Arquitetura Operacional – determinando o caminho para os melhores resultados
  • SAAS, PAAS, IAAS
  • Implementando soluções Mobile – Responsivo vs Adaptativo
  • Explorando os Dados – Data Science / Data Mining / Decision Modeling
  • Integrações de Sistemas (APIs, Middlewares, Bancos de Dados)
  • Usando Data Science para fazer uma transformação de impacto em sua organização
  • Antes de transformar, ser transformada: como fazer a área sair do papel descritivo para a modelagem de decisões automatizadas
  • Machine Learning & Inteligência Artificial
  • Criando plataformas de Business Intelligence relevantes para grandes decisões.

Planejamento Comercial & Business Design

  • Business Design – Desenho de negócios focados nos clientes e com foco em adesão e escala
  • Sortimento, Coleção & Arvore de Categorias
  • Gestão de Catálogo
  • Precificação & Margem de Contribuição
  • Calendário Comercial, Promoção & Datas Comemorativas
  • Criação e Desenvolvimento de Campanhas Comerciais
  • Análise de Estoque – (Curva A/B/C), Aging e GMROI
  • S&OP – Sales & Operations Planning (Métodos Qualitativos e Quantitativos de Planejamento)
  • Gestão de KPIs e Performance de Vendas com foco em conversão

Scale-up via Marketplaces

  • Definindo a estratégia de desenvolvimento do negócio via marketplace
  • Explorando os principais marketplaces a favor do negócio
  • Marketplaces de Nicho
  • Tornando-se um Marketplace (Arquitetura operacional, tecnologia e regras comerciais)
  • Hubs X Integrações Nativas
  • Conciliação e Repasse (Ciclos de Venda)
  • Definição de SLAs de Atendimento e Operação
  • Modelo Americano X Modelo Brasileiro

Operações eCommerce e Omnichannel

  • Operações Omnichannel (Estratégias de canais, Sistemas e Logística – Dark Stores, lockers, pickup points, retira em loja e reversa)
  • Jornada Operacional do Pedido de E-commerce
  • Atendimento ao cliente e Integrações de Plataforma
  • Make or Buy – Terceirização (Outsourcing) ou Internalização
  • Sistemas de Gestão – (OMS / WMS / TMS)
  • Front Qualificado, Meios de Pagamento, Hubs de Marketplace, Cotação de Frete, Cadastro de Produtos
  • Confiabilidade do Site, Front Qualificado, Agilidade nas Aprovações, Meios de Pagamento, Análise Anti-Fraude, Aprovação, Liberação
  • Logística – Recepção e Organização para Operação (CD / WMS)
  • Logística – Click to Ship, Ship to Door (Last Mile) e Reversa (TMS)
  • Frete como ferramenta de venda
  • Design Operacionais Alternativos (Dropshipping, Crossdocking, Crossborder, Afiliados)
  • Atendimento – Tratando os principais Touchpoints e Painpoints da Jornada (SAC integrado à operação / impacto da logística no NPS)
  • Gestão Operacional por KPI’s

Organizações Ágeis com foco em resultado

  • Metodologias Ágeis
  • Mindset Ágil
  • OKR – Objectives Key Results
  • Scrum

Liderança com Propósito e Gestão de Equipes

  • O valor do propósito (engajando pessoas)
  • Como utilizar o modelo de Liderança Situacional para otimizar o processo de delegação
  • PNL (Programação Neurolinguística) aplicada à gestão de pessoas
  • Autoconhecimento: formulando uma análise da Janela de Johari
  • A exploração de talentos a partir da matriz Ninebox
  • Fatores motivacionais e organizacionais que afetam as equipes
  • Gestão de feedback
  • Gestão de Crise (Rookie Management)

Metodologias Financeiras e Fiscais de Alto Impacto

  • Pricing (Supply & Tax Intelligence)
  • Mensurando e mitigando os impactos dos custos variáveis do E-commerce
  • Métodos de Pagamento, Anti-fraude, Conciliação, Antecipação, Parcelamento e Adquirência
  • Análise de custeios diretos, indiretos e por atividade (ABC)
  • Encontrando rentabilidade em seu modelo por meio de análise setoriais de balanço e DRE
  • Como entender o Fluxo de caixa e análise financeira de sua operação
  • KPIs Financeiros
  • Desburocratizando o manicômio tributário e fiscal brasileiro
  • Legislação Estadual – De onde vende pra quem entrega
  • Questões Jurídicas relacionadas ao E-commerce
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Endeavors

  • Modelos de Captação (Bootstrapping e Equity)
  • Metodologias de Valuation
  • Small but Mighty
  • Frameworks de Pitch Deck
  • Estrutura de Investimento (Seed, Angel, Venture Capital, Venture Debt, Private Equity e Conversibles)
  • Empresas Familiares e Modelos de Sucessão
  • Playbook de Inovação

Conteúdos Especiais

  • Congressos e Fóruns E-Commerce Brasil
  • Workshops e Capacitações Eletivas
  • Out of Box (Aulas especiais em operações reais de e-commerce)
  • Career Replacement

The Shift Project (Projeto de Conclusão de Curso)

  • Desenvolvimento de um projeto real com foco na geração de resultados
  • Processo de orientação e qualificação com especialistas durante todo o projeto
  • System Dynamics

HORÁRIOS

O curso tem duração de 18 meses, totalizando uma carga horária de 420 horas, com aulas noturnas, nas segundas e quartas.

PROCESSO SELETIVO

  1. Inscrição/Interesse;
  2. Análise de informações;
  3. Entrevista

FORMATO DE AULA

As nossas aulas são em ambiente on line, ao vivo, usando a metodologia Lexys, para permitir o maior nível de interação.

TENHO INTERESSE

PROFESSORES

Todos os nossos professores são profissionais de referência de mercado, seguem nossa metodologia acadêmica de interação, aplicação prática e entregáveis em todas as aulas. Os professores são avaliados diariamente pelos alunos através de nosso app, o que nos possibilita eleger somente os professores com melhor performance para cada turma e cada módulo.

Conheça alguns dos professores deste curso:

Ana Helena Szasz
Head of E-Commerce
Rappi
Gabriel Villa
Business Designer 
Claro
Marcelo Linhares
Co-founder & CEO
Onfly
Caio Montagner
Especialista em Inteligência de Mercado
Christopher Neiverth
Head of E-Commerce
Reserva
Samuel Gonsales
Head de Relacionamento
E-Commerce Brasil
Marcelo Vieira
Founder
Mercurian Consultoria
Fernando Moulin
Business Partner
Sponsorb
Rodrigo Maruxo
Professor e Consultor
Maruxo Consultoria
Angelo Vicente
CEO
Selia Full Commerce
Henrique Cavalhieri
Head E-commerce LATAM
Danaher Corporation
Gerson Ribeiro
Diretor Executivo
Vitrio
Vinicius Hummel
Strategic Planner
Claro
Jean Makdissi
CEO
Intima Store
Leonardo Naressi
Co-CEO & CIO
DP6

Conselho técnico
& a conexão com o mercado

Todos os nossos professores são profissionais de referência de mercado, seguem nossa metodologia
acadêmica de interação, aplicação prática e entregáveis em todas as aulas. Os professores são avaliados
diariamente pelos alunos através de nosso app, o que nos possibilita eleger somente os proferssores
com melhor performance para cada turma e cada módulo.
Eduardo Sousa
Co-CEO
Evino
Ana Blanco
VP Supply Chain
DHL
Ana Helena Szasz
Head of E-commerce
Rappi
Beth Furtado
Chief Strategy Officer
Gouvêa Experience
Carlos Alves
CTO
Lojas Riachuelo
Christopher Neiverth
Head of Digital | E-commerce
Reserva
Eduardo Oliveira
Founder & COO
Westwing Brasil
Debora Capobianco
Digital Marketing Director
Privalia Mexico
Erica Pisapia
Professora
Gabriel Villa
Business Designer
Claro Brasil
Gerson Ribeiro
Diretor Executivo
Vitrio
Leandro Alves
Innovation Manager
Smart Supermercados (Grupo Martins)
Leandro Soares
Marketplace Executive Director
Magalu
Rodrigo Maruxo
Consultor
Maruxo Consultoria
Rodrigo Nasser
Founding Partner
ITU Partners
Rogério Salume
Founder & Chairman
Wine.com.br
Stelleo Tolda
Presidente
Mercado Livre
Tiziano Pravato
CEO
Leveros
Vanda Dias
Head de Digital e E-Commerce
Paramount Texteis

Diretoria Acadêmica

Alex Leite
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Angelo Vicente
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Jean Makdissi
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Tiago Baeta
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-commerce
Eduarda Maltoni
Aluna da 2ª turma do MBA de E-Commerce

"O curso nos faz conhecer e atuar na prática, o que é ainda mais motivador e desafiador. Me sinto mais adequada para ajudar a estruturar a empresa, pois, os temas abordados até agora me fizeram repensar meu modelo de trabalho e de gestão."

Danilo Grava
Aluno da 1ª turma do MBA em E-Commerce

"Professores excelentes sobre a grade que não domino e, na minha área de atuação, eu tive 3 professores (Moulin, Gerson e Linhares) que fizeram eu olhar de outra forma e abriram minha cabeça para pensar sempre diferente. Incrível meu crescimento"

Maike Minzoni
Aluno da 2ª turma do MBA de E-Commerce

“O MBA em E-commerce da Escola Superior de E-commerce traz um ótimo balanço da visão estratégica e do ecossistema de ecommerce aliado à execução do dia-a-dia das organizações. Sempre atualizando sobre novas tecnologias, metodologias e aplicações reais.”

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