ECOMMERCE BRASIL

Precificação com foco em E-commerce

Domine as ferramentas de inteligência de mercado e análises estatísticas, para identificar oportunidades e estabelecer o preço ideal dos seus produtos/serviços no e-commerce
PRÓXIMA TURMA:
24/01/2022
Segunda, Quarta

Reconhecimento internacional

Nosso curso possui reconhecimento global, certificado pela ASIC, Instituição com sede em Stockton-on-Tees, na Inglaterra.

Entregáveis por aula

Em cada aula o professor fornece um roteiro prático, o qual pode ser utilizado como guia no dia seguinte pelo aluno.

Professores especialistas

O conteúdo é aplicado por um corpo docente de profissionais atuantes no mercado, altamente qualificados e experientes nos temas abordados no programa.

Formato da aula

As aulas são ministradas em ambiente interativo, na modalidade on-line ao vivo, transmitidas pela plataforma Go Brunch.

Perfil de nossos alunos

59%

dos nossos alunos são Gestores ou C-Level.

9.4

é a nota média que os professores deste curso recebem de nossos alunos.

50%

dos nossos alunos são de São Paulo e a outra metade espalhada pelo Brasil.

27

é a média de idade dos nossos alunos.

SATISFAÇÃO

95%

é o grau de satisfação dos alunos da Escola Superior de E-Commerce.

CONHEÇA O CURSO

Precificação com foco em E-commerce

APRESENTAÇÃO

A formação de preços é muito mais do que o simples processo de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro. É preciso entender o mercado em que se está inserido, o comportamento da concorrência, o valor percebido pelo potencial consumidor e, mais importante, entender como o seu negócio deve se posicionar diante de todos esses fatores.

Em tempos de instabilidade econômica e alta concorrência no e-commerce, promover alterações segmentadas de preço em momentos estratégicos pode ser o combustível fundamental para que a sua empresa alcance os resultados que precisa.

Nessa especialização, você irá aprender a aplicar ferramentas de inteligência de mercado e análises estatísticas para identificar oportunidades e estabelecer o preço ideal para que o seu produto/serviço alcance o melhor desempenho possível, de acordo com a estratégia estabelecida para o seu negócio e com uma atenção especial para vendas através de canais digitais.

O conteúdo é aplicado por um corpo docente de profissionais atuantes no mercado, altamente qualificados e experientes nos temas abordados no programa. São 13 encontros de 03 horas cada, totalizando 40 horas de duração.


GRADE CURRICULAR

1. Posicionamento e Diagnose

  • A precificação em sua empresa está focada no custo, no valor ou no mercado?
  • Canvas Price Position®: como essa ferramenta pode transformar a precificação na sua empresa.
  • Entendendo o posicionamento da sua empresa: você está liderando ou apenas sobrevivendo?
  • Concorrentes: Quem são? Em que tipo de mercado você compete?
  • Ciclo de vida x Matriz BCG: o que estrelas, vacas leiteiras e abacaxis tem a ver com o seu negócio!
  • Entendendo o seu Market share, suas margens e o comportamento da demanda.
  • Quais são os atributos de valor para o seu cliente? Entenda quais são, e quais a sua empresa oferece.
  • Existem indicadores para monitoramento e alertas ao seu negócio?
  • Onde realmente sua empresa quer chegar? Qual é o seu principal objetivo?

2. Segmentação de Clientes

  • Todos os clientes são iguais para a empresa?
  • Construindo a Matriz de Valor para Segmentação.
  • Customer Lifetime Value: monetizando o valor do cliente para a empresa.
  • Valor Percebido para a empresa: identificando o grau de atratividade do Cliente.
  • O que a Geografia tem a ver com a Precificação?
  • Entendendo as microrregiões estratégicas para o seu negócio.
  • Principais drivers de Valor para o Cliente: Análise da Categoria, Valor Percebido para o cliente e Ganho Financeiro.
  • Como Spend, concorrentes e NPS te ajudam a mapear o valor para o seu cliente.

3. Elaboração de Preços – EVE e Táticas de Precificação

  • Quais são os direcionadores que podem levar o cliente a enxergar o seu produto/serviço como a melhor opção de compra?
  • Direcionadores de Valor do Cliente – Método CVB.
  • Como estimar o valor econômico (EVE)?
  • Como deve funcionar a EVE em multicanais
  • Estimativa de Valor Econômico X Preço-Alvo: são equivalentes?
  • Adotar preço único ou preços múltiplos? Podemos cobrar preços diferentes de clientes diferentes? Saiba para quais tipos de clientes devemos usar cada tipo de precificação.
  • Precificação é Racional ou Irracional? Somos tão racionais quanto imaginamos?
  • Novas táticas de precificação: quais são e o que aconteceu com quem resolveu aplicá-las.

4. Elaboração de Preços – Sensibilidade ao Preço

  • PSM (Price Sensivity Model): detectando faixas de preço ideais de acordo com a percepção do cliente.
  • Quais são as 4 perguntas-chave que devo fazer para aplicar o modelo PSM (ou Van Westendorp).
  • Gabor-Granger: o que podemos aprender com o método que evidencia a dispersão de consciência de preço.
  • Intenção direta de compra: aprendendo a calcular a elasticidade.
  • Se eu variar meu preço, quanto variará a quantidade demandada?

5. Política Comercial e Descontos

  • A sua empresa possui uma política comercial bem definida? A importância de ter os papéis bem definidos e como isso impacta na aplicação de descontos.
  • Ciclo de Efetividade da Precificação: entenda quais são suas etapas, e porque o desconto não anda sozinho.
  • Tipos de preço (Lista, Target, Limite e Floor Price): onde fica o corredor de descontos e quais deles devem ser exceção.
  • Em qual nível devemos discutir descontos?
  • Análise de Ponto de Equilíbrio Incremental: se aplica ao seu mercado? O que acontece quando é implementada?
  • Nova Política Comercial: com que frequência você concede descontos? Como as técnicas SEPAPIAG e pay for performance podem colocar sua empresa no caminho da lucratividade.
  • Identificando a migração de clientes com a Matriz de Estratégia.

6. Estrutura e Implementação da Área de Pricing

  • O que a ferramenta SIPOC pode fazer pela estruturação correta da sua área.
  • Estruturando o departamento de precificação para melhor atender as necessidades do negócio e o dinamismo do mercado.
  • Determinando o organograma e o perfil necessário para os profissionais da área.
  • Estabelecendo os processos e periodicidade para estruturação e revisão da política de preços.
  • Criando um Comitê de Preços e estabelecendo hierarquias das tomadas de decisão de alteração de preço e concessão de descontos.
  • Definindo a dinâmica e a periodicidade do processo de revisão e alteração dos preços em vigor.
  • Há uma estrutura melhor ou mais correta para a área?

7. Coleta de Informações

  • Quais são as informações necessárias para promover uma boa precificação? Quais técnicas? Quais fontes?Planejamento da Coleta: qual o meu estudo, os pontos chaves e o tipo de informação que desejo obter.
  • Identificação das fontes de informação: como e onde buscar as informações necessárias para embasar as decisões de pricing.
  • Definição das técnicas de coleta: aprimorando técnicas conhecidas, como internet e redes de coleta, e conhecendo novas – você sabe o que é elicitação e como ela pode te ajudar a obter informações cruciais?

8. Monitoramento: Indicadores e Alertas

  • Dados, informações e indicadores: como identificar suas diferenças e usá-las para melhoria do conhecimento e tomada de decisão.Indicadores Drivers e Outcomes: aprenda a diferencia-los de maneira prática e simples.
  • Desenhando um modelo de excelência para a área de pricing: definindo indicadores Estratégicos, Táticos e Operacionais.Como desenvolver os nossos próprios indicadores? Aprenda em 5 passos .Desenhando a Meta SMART.Com os indicadores definidos, como construir alertas?

DATA E HORÁRIO

As aulas iniciam em 24/01/2022 (segundas e quartas-feiras), no período noturno, das 19h15 às 22h30.

FORMATO DE AULA

As nossas aulas são em ambiente on-line ao vivo, usando a metodologia Lexys, para permitir o maior nível de interação.

PROCESSO SELETIVO

Para o curso de capacitação, não é necessário o processo seletivo.

INVESTIMENTO

R$4.700,00

Consulte as condições e formas de pagamento.

TENHO INTERESSE

PROFESSORES

Todos os nossos professores são profissionais de referência do mercado, que seguem a nossa metodologia acadêmica: interação total com os alunos, aplicação prática dos conteúdos e entregáveis na maioria das aulas. 

Conheça alguns dos professores deste curso:

Caio Montagner
Especialista em Inteligência de Mercado
Henrique Cavalhieri
Head E-commerce LATAM
Danaher Corporation
André Plana
Revenue Growth Director
Mondelez International
Rafael Russo
Pricing Manager
Schneider Electric
Ana Efigênia Barros
Gerente Executiva Pricing
Santher
Henrique Cavalhieri
E-commerce  Manager
Danaher Corporation

Conselho técnico
a conexão com o mercado

O Conselho Técnico da Escola Superior de E-commerce é formado por 20 executivos, líderes de algumas das principais operações de e-commerce do país. O Conselho foi criado com o propósito de conectar as atividades acadêmicas com as reais necessidades do mercado, interagir com os alunos por intermédio do programa de mentorias e aprovar o conteúdo programático dos MBAs e cursos de capacitação.
Daniel Nepomuceno
Diretor de E-commerce
Tenda Atacado
Eduardo Sousa
Co-CEO
Evino
Ana Blanco
VP Supply Chain
DHL
Ana Helena Szasz
Head of E-commerce
Rappi
Beth Furtado
Chief Strategy Officer
Gouvêa Experience
Carlos Alves
CTO
Lojas Riachuelo
Christopher Neiverth
Head of Digital | E-commerce
Reserva
Eduardo Oliveira
Founder & COO
Westwing Brasil
Debora Capobianco
Digital Marketing Director
Privalia Mexico
Erica Pisapia
Especialista em Planejamento Comercial
Gabriel Villa
Business Designer
Claro Brasil
Gerson Ribeiro
Diretor Executivo
Vitrio
Leandro Alves
Innovation Manager
Smart Supermercados (Grupo Martins)
Leandro Soares
Marketplace Executive Director
Magalu
Rodrigo Maruxo
Consultor
Maruxo Consultoria
Rodrigo Nasser
Founding Partner
ITU Partners
Rogério Salume
Founder & Chairman
Wine.com.br
Stelleo Tolda
Presidente
Mercado Livre
Tiziano Pravato
CEO
Leveros
Vanda Dias
Head de Digital e E-Commerce
Paramount Texteis

Diretoria Acadêmica

Alex Leite
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Angelo Vicente
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Jean Makdissi
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Tiago Baeta
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-commerce
Eduarda Maltoni
Aluna da 2ª turma do MBA de E-Commerce

"O curso nos faz conhecer e atuar na prática, o que é ainda mais motivador e desafiador. Me sinto mais adequada para ajudar a estruturar a empresa, pois, os temas abordados até agora me fizeram repensar meu modelo de trabalho e de gestão."

Danilo Grava
Aluno da 1ª turma do MBA em E-Commerce

"Professores excelentes sobre a grade que não domino e, na minha área de atuação, eu tive 3 professores (Moulin, Gerson e Linhares) que fizeram eu olhar de outra forma e abriram minha cabeça para pensar sempre diferente. Incrível meu crescimento"

Maike Minzoni
Aluno da 2ª turma do MBA de E-Commerce

“O MBA em E-commerce da Escola Superior de E-commerce traz um ótimo balanço da visão estratégica e do ecossistema de ecommerce aliado à execução do dia-a-dia das organizações. Sempre atualizando sobre novas tecnologias, metodologias e aplicações reais.”

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