ECOMMERCE BRASIL

Capacitação em Planejamento Comercial & Business Design

FORMAÇÃO FOCADA NO ALTO DESEMPENHO COMERCIAL
PRÓXIMA TURMA:
14/10/2021
Terça, Quinta

Reconhecimento internacional

Nosso curso possui reconhecimento global, certificado pela ASIC, Instituição com sede em Stockton-on-Tees, na Inglaterra.

Entregáveis por aula

Em cada aula o professor fornece um roteiro prático, o qual poderá ser utilizado como guia no dia seguinte pelo aluno.

Professores especialistas

O conteúdo é aplicado por um corpo docente de profissionais atuantes no mercado, altamente qualificados e experientes nos temas abordados no programa.

Formato de aula

As aulas são ministradas em ambiente interativo, na modalidade on-line ao vivo, transmitidas pela plataforma Go Brunch.

O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE NO BRASIL:

+75%

Vendas do e-commerce brasileiro cresceram 75% em 2020

+60%

Mais de 60% de todas as compras em lojas físicas começam online

+95%

97% dos internautas buscam informação online antes de fazer uma compra

+25%

28% dos consumidores online em 2020 fizeram sua primeira compra

SATISFAÇÃO

96%

é o grau de satisfação dos alunos da Escola Superior de E-commerce

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CONHEÇA O CURSO

Capacitação em Planejamento Comercial & Business Design

APRESENTAÇÃO

Durante muito tempo, o processo de inovação nas empresas se deu de forma compartimentada: a inovação de um processo, de um produto ou de uma marca.  Entretanto, o processo de inovação encontra-se em constante evolução e as empresas precisam se adaptar às novas tendências.

Com o objetivo de prover conhecimentos e atualização profissional aos interessados no assunto, a Escola Superior de E-commerce, em parceria com a Live University, desenvolveu o curso de Planejamento Comercial & Business Design, ministrado por alguns dos principais especialistas do mercado. O curso é focado no planejamento comercial e no desenho estratégico de um negócio de varejo, voltado especialmente ao e-commerce. 

O programa abordará temas relevantes, como:  

  • Bussiness Design, uma versão do Design Thinking, que propõe uma visão do negócio de forma mais ampla e, principalmente, sistêmica, com aplicação de metodologias e ferramentas que prometem revolucionar os modelos de negócios.
  • Planejamento Comercial, uma operação comercial precisa estar preparada para a atuação na hora certa, com a definição dos produtos e serviços ideais, oferta, estoque, respeitando o calendário comercial de promoções e sazonalidades e ser capaz de gerir os resultados baseados em indicadores chaves de desempenho.
  • Sales & Operations Planning (S&OP), um processo que integra o funcionamento da empresa, desde o topo do planejamento estratégico e financeiro, até as atividades operacionais diárias de aquisição dos materiais, sua conversão em produto e envio ao cliente, com o propósito de manter a demanda e a oferta de produto em equilíbrio, através de decisões integradas que envolvem toda a empresa.

As inovações de impacto virão de profissionais com habilidade de olhar para as diferentes dimensões do negócio, com competências e formas complementares de ver o mundo. Quem não acompanhar essas transformações, estará correndo o sério risco de ser atropelado por tendências emergentes de comportamento, tecnologia ou mercado, sem ao menos se dar conta disso.

O conteúdo é aplicado por um corpo docente de profissionais atuantes no mercado, altamente qualificados e experientes nos temas abordados no programa. São 13 encontros de 03 horas cada, totalizando 40 horas de duração.


OBJETIVO DO CURSO

Ao término do curso, o aluno deverá ter adquirido os seguintes conhecimentos:

  • Manter uma mentalidade centrada nas pessoas;
  • Identificar e traduzir as necessidades do consumidor, a fim de melhorar sua jornada;
  • Interpretar como cada elemento do modelo de negócios afeta a experiência do consumidor;
  • Projetar cenários competitivos e de sucesso do negócio;
  • Ajudar as equipes na elaboração de protótipos para inovação do modelo de negócio;
  • Avaliar o mercado e identificar oportunidades; 
  • Testar experimentos, com o objetivo de diminuir o risco do negócio;
  • Garantir que cada elemento do modelo de negócios se adapte à experiência desejada do consumidor;
  • Criar roteiros de experimentação e planos para novos modelos de negócios;
  • Acompanhar os projetos, desde o ajuste da solução e incubação até as fases de escala de mercado.


GRADE CURRICULAR

1 - Business Design

  • Desenho de negócios focado em
    - Clientes
    - Adesão
    - Escala
  • Geração de insights para quem quer desenvolver negócios ou produtos
  • Criação de ideias em conjunto
  • As principais características de um Business Designer

2 - Planejamento Comercial I

  • Definição de ofertas
  • Sortimento
  • Gestão de Catálogo
  • Árvore de Categorias
  • Precificação & Margem de contribuição

3 - Planejamento Comercial II

  • Criação e desenvolvimento de campanhas comerciais
  • Calendário comercial, promoção e datas comemorativas
  • Campanhas
    - Tipos de campanhas
    - Melhores datas para vender determinado produto ou alcançar determinado objetivo em vendas
    - Início de campanha x prazo de entrega
    - Check List: preparação, organização e estruturação
    - Check List: lançamento de campanhas

4 - Sales & Operations Planning (S&OP)

  • Definição de S&OP
  • Métodos Qualitativos
  • Métodos Quantitativos
    - Conceitos Básicos de Estatística
    - Média Móvel
    - Suavização Exponencial
  • O que é S&OP
    - Implementação do Projeto Piloto
    - Expansão
    - Amadurecimento
  • S&OP em 5 passos
    - Coleta
    - Demanda
    - Produção
    - Validação
    - Fechamento

5- Estratégia de Vendas com base em KPI´s

  • Análises de conversão
  • Aging
  • Curva ABC

6- STEP - Aplicação prática

HORÁRIOS

Turmas Programadas:
De 14/10/2021 a 09/12/2021.

Os nossos encontros serão noturnos, às terças e quintas-feiras, das 19h15 às 22h30.

PROCESSO SELETIVO

Para o curso de capacitação, não é necessário o processo seletivo

FORMATO DE AULA

As nossas aulas são em ambiente on-line ao vivo, usando a metodologia Lexys, para permitir o maior nível de interação.

TENHO INTERESSE

PROFESSORES

Todos os nossos professores são profissionais de referência do mercado, que seguem a nossa metodologia acadêmica: interação total com os alunos, aplicação prática dos conteúdos e entregáveis na maioria das aulas. 

Conheça alguns dos professores deste curso:

Gabriel Villa
Business Designer 
Claro
Marcelo Linhares
Co-founder & CEO
Onfly
Christopher Neiverth
Head of E-Commerce
Reserva
Samuel Gonsales
Head de Relacionamento
E-Commerce Brasil
Fernando Moulin
Business Partner
Sponsorb
Henrique Cavalhieri
Head E-commerce LATAM
Danaher Corporation
Gerson Ribeiro
Diretor Executivo
Vitrio
Vinicius Hummel
Strategic Planner
Claro

Conselho técnico
a conexão com o mercado

O Conselho Técnico da Escola Superior de E-commerce é formado por 20 executivos, líderes de algumas das principais operações de e-commerce do país. O Conselho foi criado com o propósito de conectar as atividades acadêmicas com as reais necessidades do mercado, interagir com os alunos por intermédio do programa de mentorias e aprovar o conteúdo programático dos MBAs e cursos de capacitação.
Daniel Nepomuceno
Diretor de E-commerce
Tenda Atacado
Eduardo Sousa
Co-CEO
Evino
Ana Blanco
VP Supply Chain
DHL
Ana Helena Szasz
Head of E-commerce
Rappi
Beth Furtado
Chief Strategy Officer
Gouvêa Experience
Carlos Alves
CTO
Lojas Riachuelo
Christopher Neiverth
Head of Digital | E-commerce
Reserva
Eduardo Oliveira
Founder & COO
Westwing Brasil
Debora Capobianco
Digital Marketing Director
Privalia Mexico
Erica Pisapia
Professora
Gabriel Villa
Business Designer
Claro Brasil
Gerson Ribeiro
Diretor Executivo
Vitrio
Leandro Alves
Innovation Manager
Smart Supermercados (Grupo Martins)
Leandro Soares
Marketplace Executive Director
Magalu
Rodrigo Maruxo
Consultor
Maruxo Consultoria
Rodrigo Nasser
Founding Partner
ITU Partners
Rogério Salume
Founder & Chairman
Wine.com.br
Stelleo Tolda
Presidente
Mercado Livre
Tiziano Pravato
CEO
Leveros
Vanda Dias
Head de Digital e E-Commerce
Paramount Texteis

Diretoria Acadêmica

Alex Leite
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Angelo Vicente
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Jean Makdissi
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-Commerce
Tiago Baeta
Diretor Acadêmico
Escola Superior de E-commerce
Eduarda Maltoni
Aluna da 2ª turma do MBA de E-Commerce

"O curso nos faz conhecer e atuar na prática, o que é ainda mais motivador e desafiador. Me sinto mais adequada para ajudar a estruturar a empresa, pois, os temas abordados até agora me fizeram repensar meu modelo de trabalho e de gestão."

Danilo Grava
Aluno da 1ª turma do MBA em E-Commerce

"Professores excelentes sobre a grade que não domino e, na minha área de atuação, eu tive 3 professores (Moulin, Gerson e Linhares) que fizeram eu olhar de outra forma e abriram minha cabeça para pensar sempre diferente. Incrível meu crescimento"

Maike Minzoni
Aluno da 2ª turma do MBA de E-Commerce

“O MBA em E-commerce da Escola Superior de E-commerce traz um ótimo balanço da visão estratégica e do ecossistema de ecommerce aliado à execução do dia-a-dia das organizações. Sempre atualizando sobre novas tecnologias, metodologias e aplicações reais.”

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